segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Olá Divaaaaaas! como vocês sabeem outubro é o mês da prevenção contra o cancêr de mama, e nós viemos quaseee atrasadas para falar um pouco sobre esse assunto..

Primeiro vamos esclarecer nossas dúvidas!

1) Oque é cancêr de mama?
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 - ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

2) Quais são as chances de cura?
Quando diagnosticado em estágio inicial a chance de cura pode chegar a 90%. No brasil cerca de 45% dos casos da doença são diagnosticados em estágios avançados, ou seja, não são possíveis de serem curados :(

3) Quais os sintomas? Achei melhor por em imagem! (:

4) Como faço o Auto-exame?

5) Homens podem ter cancêr de mama?
Sim. Mas, por uma questão hormonal, nos homens o câncer de mama é bem mais difícil de acontecer. Os sintomas nesses pacientes são, no geral, o surgimento, abaixo do mamilo, de um nódulo do tamanho e consistência de um caroço de feijão ou de uma pequena ferida que não cicatriza. O formato da mama masculina facilita o diagnóstico, que, precoce, é fundamental para a cura de qualquer tipo de câncer. Quase sempre o aumento bilateral da mama no homem e dores no local não têm a ver com câncer de mama, mas com distúrbios hormonais. Quando o câncer de mama atinge os homens, é quase sempre depois dos 60 anos e, do mesmo modo que na maioria das mulheres, a doença não possui fatores de risco conhecidos nem características hereditárias. Por causa do formato da mama nos homens, a remoção cirúrgica completa é fundamental, e o tratamento também passa pela quimioterapia, radioterapia e até hormonioterapia.


Intão Divas espero que tenham gostado 2 Beijooooooos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário